Agência Panafricana de Notícias

Líbia anuncia 16 óbitos ligados ao coronavírus

Trípoli, Líbia (PANA) - Dezasseis pacientes morreram do coronavírus (covid-19), aumentando para dois mil 402, o total óbitos registados no país desde o surto da pandemia, anunciou, nesta segunda-feira, o Centro Nacional de Luta contra Doenças.

Num comunicado, o Centro indicou que mil e 87 novos casos de coronavírus foram detetados em seis mil e 67 amostras testadas nas últimas 24 horas e que 919 pacientes curados recenseadas.

Assim sendo, o total das infeções pelo coronavírus cresceu para 146 mil e 80 casos, dos quais 10 mil 981 ainda ativos e 132 mil 697 curas.

O primeiro-ministro do Governo líbio de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, dissolveu, domingo, o Comité de Luta contra o Coronavírus, criado pelo Conselho Presidencial cessante do Governo do Acordo  Nacional.

No  último fim de semana, o chefe do Governo líbio criticou a má gestão do combate à pandemia e o atraso registado na distribuição das doses de vacina contra a covid-19 sob o regime do Governo anterior,  comprometendo-se a lançar uma nova campanha com um novo espírito.

"As pessoas estão muito descontentes com as medidas tomadas para lutar contra esta doença, e eu sou a primeira delas”, acrescentou al-Dbaiba na abertura da Conferência Nacional sobre a Pandemia da Coronavírus, em Trípoli.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 15março2021