Agência Panafricana de Notícias

Líbia adverte da destruição de instalações petrolíferas no país

Tripoli, Líbia (PANA) – O diretor da Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC), Mustapha Sanallah, denunciou segunda-feira, a multiplicação dos ataques contra instalações petrolíferas na Líbia, apelando para a aprovação rápida do Governo de União Nacional apoiado pelas Nações Unidas para se preservar as infraestruturas da indústria petrolífera no país expostas ao caos de segurança.

Sanaallah indicou que homens armados suspeitos de pertencer à organização Daech (Estado Islâmico) perpetraram, na semana passada, ataques contra as infraestruturas petrolíferas na Líbia, incendiando um dos reservatórios de produção do crude e destruindo um outro no campo petrolífero de al-Fada.

O campo Fada está situado no sudoeste dos portos de al-Sidra e Ras-Lanouf, onde foram perpetrados ataques frequentes que causaram danos consideráveis, em janeiro último.

O responsável líbio anunciou, por outro lado, que o volume total da produção líbia oscila atualmente entre 360 mil e 370 mil barris por dia, ou seja, menos de um quarto da capacidade de produção do país antes do levantamento popular que destituiu o regime de Kadafi em 2011, ou seja, um milhão e 600 mil barris por dia.

-0- PANA BY/BEH/SOC/FK/IZ 23fev2016