Agência Panafricana de Notícias

Líbia adia julgamento de supostos mercenários de Kadafi para 24 de fevereiro

Tripoli, Líbia (PANA) – O Tribunal de Apelação de Tripoli adiou para 24 de fevereiro corrente o julgamento de 24 presumíveis mercenários acusados de colaboração com o regime do antigo ditador líbio, Muamar Kadafi, noticiou a imprensa líbia.

A sessão de segunda-feira, sem os acusados, durou apenas alguns minutos, na presença do coletivo de advogados da defesa e de diplomatas das Embaixadas dos países de origem dos acusados e de representantes das organizações da sociedade civil.

O juiz anunciou o adiamento para 24 de fevereiro corrente para permitir à defesa tomar conhecimento do processo.

Os acusados, designadamente dois russos, 19 ucranianos e três bielorussos, já foram julgados pelo Tribunal Militar Permanente na Líbia que os condenou, em junho de 2012, a penas diversas das quais a prisão perpétua contra um dos dois russos, considerado como o coordenador do grupo.

Os outros foram condenados, cada um, a 10 anos de trabalhos forçados por terem assinado com o ex-ditador Kadafi acordos para a manutenção das plataformas de lança-foguetes durante a insurreição popular de 17 de fevereiro de 2011.

Imediatamente após o veredito do Tribunal, os países de origem dos acusados pediram às autoridades líbias a retomada do julgamento nos Tribunais civis, permitindo-lhes constituir advogados para a sua defesa.

O pedido foi aceite pela Líbia que confiou o caso a um Tribunal Penal civil.

Os acusados foram detidos em agosto de 2011 em Tripoli após a entrada dos ex-rebeldes na cidade, lembre-se.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 11fev2014