Líbia acolhe primeira conferência Internacional sobre estupefacientes e seus efeitos
Trípoli, Líbia (PANA) - Uma conferência internacional sobre os efeitos de drogas e substâncias psicotrópicas na família e nas sociedades humanas realizar-se-á de 9 a 11 de novembro próximo em Tripoli, anunciou um comunicado do Ministério líbio do Interior.
Sob o lema "A Luta contra a Droga é uma responsabilidade coletiva”, o evento agrupará, sob a égide do Ministério do Interior, peritos e especialistas dos estupefacientes e dos efeitos dos mesmos.
O comunicado acrescentou que o ministro do Interior, Khaled Mazen, se encontrou com Mohamed al-Fitouri, conselheiro em comunicação do seu pelouro e responsável por esta primeira conferência internacional, organizada em cooperação com a Direção-Geral de Luta contra Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas.
O Ministério sublinhou que a reunião permitiu passar em revista os últimos detalhes e os preparativos para a ocorrência, acrescentando que o governante líbio exprimiu a sua gratidão aos comités preparatórios e desejou-lhes pleno sucesso.
O Ministério do Interior do Governo de Unidade Nacional lançou uma vasta campanha de segurança no bairro de Gargarech em Trípoli, cercando zonas onde vivem criminosos, traficantes de álcool e drogas, bem como emigrantes clandestinos.
O fenómeno da droga aumentou na Líbia, durante a década passada, na sequência da dissolução dos órgãos de segurança pela revolução de 17 de fevereiro a que se junta o caos securitário prevalencente no país.
Redes de traficantes de todo tipo aproveitaram-se desta anarquia favorável ao tráfico da drogas, transformando este país da África do Norte numa placa giratória dos esfupefacientes.
Apesar das apreensões espetaculares de quantidades recordes de drogas, cargas inteiras destes produtos escapam ao controlo do Estado, por causa de falhas de segudança.
-0- PANA BY/JSG/SO/FK/DD 15out2021