Líbia abre centros de unidade nacional para autonomizar mulheres
Trípoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio de Unidade Nacional abriu centros de unidade nacional para apoiar e autonomizar mulheres em todos os municípios, declarou no fim de semana a ministra de Estado líbia para os Assuntos Femininos, Houria al-Tarmal.
Durante a sua intervenção na 20.ª sessão do Conselho Executivo da Organização de Mulheres Árabes, realizada em Mascate, a capital do Sultanato de Omã, Houria al-Tarmal anunciou igualmente a publicação de uma decisão que atribui todos os direitos civis aos filhos de mulheres líbias casadas com estrangeiros.
Deu a conhecer, nessa ocasião, a concessão de uma soma de 20.000 dinares líbios (mais de 4.000 dólares americanos) a cada filha prestes a casar-se e a autorização dada às mães trabalhadoras para se consagrarem aos seus filhos autistas.
A governante líbia participou neste fórum consagrado à revisão das medidas tomadas a favor da mulher árabe e dos meios de as promover, na qualidade de presidente do Conselho Supremo e membro do Conselho Executivo da Organização de Mulheres Árabes, segundo um comunicado do Governo líbio de Unidade Nacional publicado domingo.
A reunião versou sobre os desenvolvimentos ligados aos processos de mulheres árabes, incluindo vantagens de que as mulheres árabes beneficiaram, a nível das leis, das políticas, dos mecanismos e das iniciativas.
Também abordou o exame dos programas destinados às mulheres árabes no último período, dos quais a autonomização política, económica e jurídica, e programas de cooperação em matéria de universidades, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 12dez2022