Agência Panafricana de Notícias

Libertos cinco jornalistas detidos por acusação de semear desordem em Bujumbura

Bujumbura, Burundi (PANA) – Pelos menos cinco jornalistas duma rádio comunitária instalada no norte do Burundi, Umuco FM, acusados de terem semeado a desordem no seu local de trabalho, foram finalmente libertados, no termo de 24 horas de detenção preventiva num Comissariado da Polícia em Ngozi, no norte do país, donde emite esta rádio, soube a PANA de fonte mediática em Bujumbura.

O diretor de Umuco FM, Innocent Manirakiza, declarava, domingo último, ter pedido à polícia a ajudar a fim de pôr termo a um início de desordem de que se tornariam culpados os réus depois de serem informados sobre os seus despedimentos.

Problemas orçamentais estariam na origem desta decisão de despedir uma parte da redação, segundo o responsável de Umuco FM.

Fontes próximas dos cinco jornalistas afirmam que eles pretendem apresentar uma queixa contra o empregador que não teria utilizado todos os processos legais antes de os demitir.

O presidente da União Burundesa dos Jornalistas (UBJ), Alexandre Niyungeko, acolheu, do seu lado, com alívio, a libertação dos cinco colegas, criticando, de forma geral, alguns abusos dos empregadores do setor da imprensa que não respeitam toda a legislação do trabalho na gestão das carreiras.

-0- PANA FB/TBM/FK/DD 17out2011