Agência Panafricana de Notícias

Liberto imame gambiano Baba Ly crítico ao Governo

Banjul, Gâmbia (PANA) – Um imame gambiano, Baba Ly, em detenção há mais de cinco meses, foi liberto sexta-feira, anunciou sábado a Rádio Televisão Pública Gambiana (GRTS).

Esta libertação acontece na sequência da intervenção dos Governos norte-americano e britânico que exprimiram a sua preocupação pelo futuro do imame Baba Ly de que ninguém tinha notícias desde 3 de dezembro último.

Após a sua soltura, o imame Baba Ly apareceu na televisão para agradecer a Deus e ao chefe de Estado gambiano, Yahya Jammeh.

O religioso começou a ter problemas quando ele condenou a execução pelo Governo gambiano de nove prisioneiros políticos em agosto de 2012, considerando este ato contrário ao Islão.

A 3 de dezembro último, ele foi detido por agentes dos Serviços de Segurança do Estado e, desde então, ninguém teve as suas notícias, ao passo que o Governo negava qualquer detenção do imame.

O regime de Yahya Jammeh cedeu com certeza a múltiplas pressões provenientes tanto dos Governos norte-americano e britânico como da União Europeia (UE), indica-se.

-0- PANA MSS/VAO/JSG/SOC/FK/DD 12maio2013