Agência Panafricana de Notícias

Libertados religiosos raptados no norte dos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) - Os padres Giampaolo Marta e Gianantonio Allegri e a freira Gilberte Bussier, raptados a 04 de abril último no extremo-norte dos Camarões, foram libertados sábado à noite, segundo um comunicado da Presidência camaronesa distribuído esta segunda-feira em Yaoundé.

O Presidente camaronês, Paul Biya, agradeceu a todos os que se engajaram para que esta libertação acontecesse, e pediu que todos os demais prestem a sua colaboração às autoridades para travar os raptores.

Os três antigos reféns saídos de Maroua por voo militar com o secretário-geral da Presidência da República, Ferdinand Ngoh Ngoh, foram acolhidos no aeroporto internacional de Yaoundé Nsimalen pelos embaixadores da Itália e do Canadá nos Camarões, bem como pelo núncio apostólico e por um representante do papa Francisco.

Os três religiosos foram raptados na noite de 4 de abril de 2014 por homens armados na sua paróquia de Tchéré, a cerca de 20 quilómetros de Maroua, capital da região do extremo-norte.

Esta libertação ocorre depois de concertações respetivamente em Maroua (30 de maio) e em Garoua (31 de maio) das autoridades e forças de segurança do Grande Norte para a sua mobilização contra a seita fundamentalista islâmica Boko Haram.

-0- PANA EB/TBM/IBA/MAR/IZ 02junho2014