Agência Panafricana de Notícias

Libertados gendarmes leais a líder separatista de Anjouan

Moroni- Comores (PANA) -- Pelo menos 10 gendarmes leais ao ex-líder separatista comoriano, coronel Mohamed Bacar, foram segunda-feira libertados e colocados sob controlo judicial, soube a PANA de fontes militares em Moroni, a capital comoriana.
Segundo as mesmas fontes, os 10 separatistas, que beneficiam de uma liberdade provisória, estão sujeitos à interdição de abandonar o território da ilha da Grande Comore, devendo apresentar-se ao juíz todas as primeiras segundas-feiras de cada mês.
"Estes ex-rebeldes não foram ainda inocentados das suas acusações e a instrução está em curso", precisaram as mesmas fontes.
Esta libertação acontece alguns dias após a celebração do primeiro aniversário da libertação da ilha autónoma de Anjouan, a 25 de Março último, e várias semanas após manifestações em Mutsamudu (Anjouan) promovidas pelas esposas dos detidos que reclamaram pela sua soltura ou julgamento após um ano de detenção.
Os 10 militares foram detidos na sequência da ofensiva militar de 25 de Março de 2008, em Anjouan, levada a cabo pelas forças da União Africana (UA) em colaboração com soldados comorianos, tanzanianos e sudaneses, apoiados pela Líbia no plano material e logístico e pelo Senegal que teria planificado a operação.
O coronel Mohamed Bacar, conseguiu fugir para Mayotte donde seguiu para a ilha Reunião e posteriormente para o Benin onde França lhe atribuiu asilo.