Agência Panafricana de Notícias

Libertado bastonário da Ordem dos Advogados do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O bastonário da Ordem dos Advogados do Burundi, Isidore Rufyikiri, foi libertado quinta-feira após oito dias de detenção preventiva na prisão central de Bujumbura por “ultraje a magistrado”.

Nas vésperas da sua detenção, Rufyikiri tinha criticado os magistrados burundeses "que obedecem às ordens superiores", após o aprisionamento da sua colega Suzanne Bukuru, advogada dum cidadão francês, Patrice Faye, acusado de « violação de menor ».

Suzanne Bukuru foi libertada no início desta semana após ter sido presa desde a 15 de julho último por « cumplicidade de espionagem ».

Ela foi acusada de ter facilitado contactos entre os seus clientes e uma equipa de jornalistas vinda de Paris para uma reportagem sobre o cidadão francês atualmente preso no Burundi.

Fortes pressões, tanto no interior como no exterior do país, teriam influenciado na liberdade do bastionário que arriscava até mais de um ano de prisão.

Um outro advogado, François Nyamoya, continua detido na prisão central de Bujumbura por
«suborno de testemunhas», no caso de assassinato do antigo representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Burundi, o Ivoiriense Kassi Manlan, em novembro de 2001.

-0- PANA FB/JSG/MAR/TON 5agosto2011