Trípoli, Líbia (PANA) – A Companhia Geral Líbia de Eletricidade (GECOL) anunciou, no fim de semana, que a região oriental, desde al-Guarech (Benghazi) até Tobrouk foi mergulhada na escuridão total, devido à rutura das linhas de transporte de al-Guarech Guminis e à paralisação da central elétrica do leste de Benghazi.
Num comunicado, a GECOL explicou que ela está a trabalhar para fazer retomar o funcionamento da estação, no norte de Benghazi.
Confrontada com um défice de produção de dois mil megawatts, a Líbia está exposta a frequentes cortes de eletricidade que podem ultrapassar as 15 horas sucessivas e que se intensificam com o período estival em que a utilização de eletricidade atinge o seu apogeu.
região ocidental da Líbia que comporta a capital, Trípoli, ficou mergulhada na escuridão total na sequência de uma enorme avaria elétrica, resultante da recusa de algumas cidades de se submeter à racionalização da energia elétrica.
O mesmo fenómeno também afetou a província do sul do país que registou repetitivos cortes generalizados de eletricidade, nas últimas semanas.
A insegurança em que está mergulhada a Líbia há mais de oito anos favoreceu a deterioração das infraestruturas elétricas, devido a combates e ataques que visam as centrais e as linhas de alta tensão.
-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 26ago2019