Agência Panafricana de Notícias

Legisladores debatem encerramento de Embaixada de Israel na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Congresso Nacional Africano (ANC), no poder, saudou quinta-feira o apelo do Presidente Cyril Ramaphosa ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para abrir uma investigação sobre Israel por crimes de guerra durante o cerco e bombardeamento de Gaza.

Ele disse que vai apoiar uma moção no Parlamento para fechar a embaixada de Israel na África do Sul. A moção, patrocinada pelo líder da EFF, Julius Malema, foi debatida na quinta-feira, mas a votação só terá lugar na próxima semana.

Durante uma visita ao Qatar na quarta-feira, Ramaphosa disse que procurava um consenso global de que Israel deveria ser investigado por crimes de guerra. e apela ao governo israelita para cessar fogo, para parar o que está a acontecer, e queremos que a segurança investigue o TPI e, bem, que sejam tomadas medidas legais a nível global”, disse ele.

O porta-voz do ANC, Mahlengi Bhengu-Motsiri, disse que "não podemos ficar de braços cruzados diante das ações genocidas do regime israelita".

-0- PANA CU/RA/BAI/IS/SOC/MAR 16nov2023