Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Governo congolês autorizou o lançamento da vacina contra o vírus de Ébola, concebida pelo laboratório belga Janssen Pharmaceutica, anunciou à imprensa o coordenador do Programa de Luta contra o Vírus matador (Ébola), .Jacques Muyembe.
O laboratório Janssen Pharmaceutica afirmou que um milhão 500 mil doses de vacina estão disponíveis, informou o responsável.
Muyembe indicou que a vacina será administrada prioritariamente às populações residentes perto do epicentro do flagelo, bem como a comerciantes que viajam diariamente entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
Sublinhou que a vacina belga é administrada em duas fases com um intervalo de 56 dias entre as doses.
Porém, o ex-ministro congolês da Saúde, Oly Ilunga, rejeitara o lançamento duma segunda vacina contra o vírus de Ébola.
Ilunga foi demitido em julho último e detido, mais tarde, por acusação de desvio de quatro milhões de dólares americanos, destinados à luta contra o vírus de Ébola.
Ele havia proibido o uso duma segunda dose após a do grupo farmacêutico norte-americano, Merck, então utilizada na zona afetada em Ituri (leste), onde 200 mil indivíduos estavam em tratamento, não ter sido bem-sucedida na erradicação da epidemia que continua a alargar-se.
Casos suspeitos foram detetados na Tanzânia, segundo a Organização Mundial da Saúde
-0- PANA AK/TBM/FK/DD 23set2019