Agência Panafricana de Notícias

Lançado novo fundo para desenvolvimento africano em Nova Iorque

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Um novo fundo para o desenvolvimento africano foi lançado quinta-feira em Nova Iorque sob a liderança da Fundação Made In Africa (MIAF).

A MIAF foi criada conjuntamente pelo empresário nigeriano Kola Aluko e pelo estilista internacional de origem ganense Ozwald Boateng.

O ator americano e laureado de Óscar, Jamie Foxx, juntou-se ao duo durante este lançamento daquilo que é qualificado de "parceria histórica" com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) na NASDAQ, em Nova Iorque.

Segundo os pormenores do lançamento entregue à PANA pela Henman Communications, a aliança vai cogerir e desenvolver iniciativas para atrair novos investimentos para África50, o maior instrumento de infraestrutura de desenvolvimento criado em África até agora.

A aliança entre a MIAF e o BAD tem por objetivo mobilizar 500 milhões de dólares americanos a favor do projeto de desenvolvimento de Africa50 até à primeira metade de 2014.

Assistiram igualmente à cerimónia de lançamento o responsável de Financiamento das Infraestruturas junto do BAD, Tas Anvaripour; o gestor dos fundos afroamericanos, Quintin Primo III; o presidente dos parceiros financeiros do fundo, Capri Capital, e o diretor-geral da MAIF, Cris Cleverly.

"Estou orgulhoso de estar rodeado hoje das pessoas que têm em comum a determinação de criar um programa que oferece um futuro duradouro à África", indicou Aluko.

"O momento chegou finalmente com o lançamento do Fundo África apoiado pela Fundação Made in Africa. A nossa visão primeira para Made in Africa é criar algo que poderá trazer uma mudança real para o continente através do desenvolvimento de infraestruturas duradouras num programa tipicamente africano. Acredito que esta maravilhosa relação que criamos com o BAD permitiu adquirir os meios duma tal visão", acrescentou.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/MAR/IZ 27set2013