Agência Panafricana de Notícias

Lançado em Dakar projeto de deteção de jovens talentos do futebol em oito países do mundo

Dakar, Senegal (PANA) – Um projeto, designado Projeto Top 11, cujo objetivo é detetar jovens futebolistas talentosos em oito países do mundo, foi lançado terça-feira à noite em Dakar, constatou a PANA no local.

Os países abrangidos pelo Projeto Top 11 são o Brasil, a China, os Camarões, os Estados Unidos, os Emirados Árabes Unidos, a Gâmbia, a Guiné-Conakry e o Senegal.

Caravanas serão organizadas em diferentes regiões de cada um destes países designados para a descoberta destes talentos escondidos e que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola de futebol, indicou o presidente fundador do Projeto Top 11, Daniel Mendy, Francês de origem senegalesa.

Ele explicou que este empreendimento vai permitir a estes jovens de 14 a 18 anos de idade, com uma derrogação até aos 23 anos de idade, terem a possibilidade de viver a sua paixão de futebol e exercer a sua profissão.

« Portanto ser-lhes-á dada uma formação adaptada que os içará para o topo da glória », acrescentou Daniel Mendy, acrescentando que Top 11 tinha equipas europeias parceiras que poderão recrutar estes jovens talentos para lhes permitir terem uma carreira profissional.

No Senegal, esta caravana que será composta por técnicos do futebol vai arrancar a 15 de abril próximo para terminar a 25 de junho do corrente ano e começará pela cidade de Ziguinchor (sul), seguida por Kédougou, Tambacounda (leste), Kaolack (centro), Matam, Podor, Saint-Louis (norte), Thiès (oeste), Louga (norte) e Dakar.

Ela será antecedida por duas semanas de promoção para permitir aos candidatos inscreverem-se por SMS.

Os 50 finalistas de cada um dos oito países supracitados serão agrupados em Dakar durante os meses de julho e agosto próximos para trocas ricas de ideias no plano sociocultural, indicou Mendy.

Quatrocentos jovens provenientes de diversos horizontes vão viver no mesmo sítio, acompanhados por equipas educativas e por representantes dos médias dos seus países respetivos, indicou.

O período de julho para agosto será consagrado à filmagem dum programa de telerealidade, em parceria com a Radiodifusão Televisão do Senegal (RTS1).

No final, os 11 melhores talentos serão selecionados após testes e vão compor o Top 11.

Á margem da sua reunião com a imprensa, organizadores do evento anunciaram a instauração da Fundação Top 11, que será uma das inovações do conceito Top 11, com o objetivo de gerir alguns aspetos sociais e humanitários, desde o início da seleção dos jovens, e a realização dos programas audiovisuais.

-0- PANA COU/JSG/MAR/DD 16março2011