Agência Panafricana de Notícias

Lançado concurso para prémio Larisssa

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O Fórum Africano de Política Infantil (ACPF, sigla em inglês), sediado na capital etíope, Addis Abeba, lançou esta segunda-feira um apelo para candidaturas no continente ao prémio “Larissa Award” de 2012.

Numa mensagem aos participantes no Fórum, o seu diretor executivo, David Mugawe, declarou que este ano o prémio será entregue a uma iniciativa dirigida às "crianças que precisam duma assistência alternativa em África", como o decidiu o Conselho de Administração Internacional do ACPF.

Os candidatos ao «Larissa Award 2012 » podem ser particulares, organizações ou comunidades que têm no seu ativo intervenções notáveis nos domínios da assistência e da proteção dos petizes bem como da assistência alternativa às crianças que dela precisam em África.

Os candidatos deverão demonstrar, entre outros, a sua capacidade de transformar efetivamente a vida das crianças, a perenidade dos seus compromissos, o impacto efetivo das suas ações, a eficácia das suas intervenções comunitárias, as atividades coroadas de êxito das Organizações da Sociedade Civil (OSC), os seus esforços individuais excecionais e os seus modelos de boa prática.

O Prémio será entregue durante uma cerimónia especial que se realizará na capital etíope, a 30 de maio de 2012, à margem da quinta edição da Conferência Política Internacional sobre a Criança Africana, acrescentou Mugawe.

Esta é a quarta vez que o «Larissa Award » é concedido pelo ACPF. O primeiro galardão foi entregue em 2005 ao Centro da Esperança de Adjoufou da Côte d’Ivoire pelo seu compromisso formidável a favor das crianças excluídas e marginalizadas, incluindo os petizes seropositivos.

O segundo laureado do « Larissa Award » em 2007 foi o Centro Feminino de Kembatta da Etiópia, em reconhecimento do seu trabalho excecional de luta e prevenção contra a violência perpetrada contra as crianças e as mulheres.

Em 2010, o Prémio foi entregue à « Katalemwa Cheshire Home » do Uganda pelo seu trabalho impressionante junto das crianças deficientes em África.

O « Larissa Award », que consiste numa estatueta e numa modesta contribuição financeira, é um instrumento do ACPF para atrair uma atenção positiva sobre África e recompensar os que ajudam o continente a progredir e a ser um lugar melhor para as crianças.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 12março2012