Agência Panafricana de Notícias

Lançado apelo para reforço de apoio financeiro à Somália

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Grupo de Contacto Internacional sobre a Somália (ICG) apelou quinta-feira em Roma (Itália) para o reforço do apoio da comunidade internacional a este país do Corno de África, palco de confrontos intensos nestas últimas semanas.
O apelo desta estrutura foi lançado durante uma reunião internacional presidida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e consagrada à Somália, cuja cidade capital, Mogadíscio, é o palco de confrontos intensos nestas últimas semanas, indica um comunicado divulgado quinta-feira no termo deste encontro.
O ICG, composto por 33 membros, condenou nessa ocasião "a recente tentativa de grupos extremistas armados da oposição de derrubar o Governo somalí legal, legítimo e internacionalmente reconhecido.
Ele sublinhou o carácter indispensável das contribuições da comunidade internacional para apoiar o restabelecimento da paz e da segurança na Somália.
O representante especial do Secretário-Geral da ONU para a Somália, Ahmedou Ould Abdallah, pediu para que estes fundos fossem disponibilizados e utilizados rapidamente com vista ao reforço das capacidades da Missão da União Africana na Somália (AMISON).
Durante esta reunião, Ould-Abdallah propôs a adopção duma nova iniciativa para ajudar a Somália a fazer funcionar as suas instituições, a reconstruir o seu Exército e a sua Polícia e a reinstalar o seu Banco Central.
Na sua opinião, "os que violam os direitos humanos devem ser condenados".
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estimou que mais de 117 mil pessoas foram deslocadas nestas últimas semanas para Mogadíscio desde o desencadeamento das violências entre as forças governamentais e os grupos da oposição, nomeadamente Al- Shabaab e Hisb-ul-Islam, em Maio último.