Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A segunda edição do Prémio de Investigação Houpouet-Boigny realiza-se esta quinta-feira, 17 e sexta-feira, 18, na sede da Fundação Félix Houphouet-Boigny para a Paz, em Yamoussoukro, capital política da Côte d'Ivoire.
A informação foi dada segunda-feira durante uma conferência de imprensa de Baha Bi Youzan Daniel, presidente deste prémio.
O objetivo será distinguir dissertações de mestrado e teses de doutoramento centradas essencialmente na vida, pensamento, ação e trabalho do pai fundador da nação ivoirense.
De acordo com o presidente do júri, o primeiro dia destas reuniões, chamado "dia de estudos", será dedicado à reflexão com apresentações de interesse científico na forma de painéis e mesas redondas apresentadas por pesquisadores e académicos.
Uma componente científica, prosseguiu, centrar-se-á em dois grandes temas, tais como "Félix Houphouet-Boigny, o homem da cultura" e "Félix Houphouet-Boigny, o pana-fricanista".
O segundo dia será mercado por uma cerimónia de assinatura do livro e um jantar de gala no qual os prémios serão entregues. Os vencedores receberão 500 mil francos CFA para os Mestres e um milhão de francos CFA para as teses, antes da publicação da obra.
Estão já foram registadas oito candidaturas das quais cinco doutoramentos e três mestrados.
-0- PANA JU/DIM/IZ 15out2019