Niamey, Níger (PANA) - O Presidente do Níger, Issoufou Mahamadou, lançou quarta-feira, em Kao, a 750 quilómetros a norte de Niamey, a primeira pedra de construção de uma nova fábrica de cimento, soube a PANA de fonte oficial em no local.
Orçado em 280 milhões de euros, o empreendimento tem uma capacidade de produção de um milhão de toneladas por ano.
Segundo o ministro nigerino da Indústria, durante os primeiros cinco anos, serão criados 314 empregos permanentes por este projeto que gerará um valor acrescentado para a economia nacional, estimado em mais de 270 biliões de Francos CFA (cerca de quatro milhões de dólares americanos.
Por sua vez, o ministro da Indústria salientou também que a vantagem comparativa desta fábrica está principalmente relacionada com a disponibilidade local das matérias-primas utilizadas no processo de produção de cimento, designadamente calcário, carvão, gesso e laterita.
Esta fábrica contribuirá para o relançamento do setor da construção, das obras públicas, da luta contra a pobreza e do desenvolvimento dos recursos mineiros nacionais", disse.
Trata-se de um projeto liderado pela Kao Cement SA, sediada em Niamey, segundo o governante.
Fruto da "cooperação sul-sul", a fábrica de cimento de Kao é um projeto de empresários privados da Mauritânia e do Níger, detentores de 33 por cento das ações, acrescentou.
A unidade fabril, prosseguiu, será construída dentro de um prazo de 28 meses.
-0- PANA SA/TBM/DIM/DD 22outubro2020