Lançada 1ª edição do mercado internacional do artesanto no Togo
Lomé, Togo (PANA) – O Mercado Internacional do Artesanato no Togo (MIATO) entra esta segunda-feira no seu quarto dia de exposição, após o seu lançamento sexta-feira, na capital togolesa, para promover o setor, constatou a PANA em Lomé.
Durante 10 dias, mais de uma centena de expositores com 10 mil artigos no seu ativo vão valorizar o artesanto togolês junto de visitantes avaliados em mais de 150 mil dos quais vários estrangeiros, indicam os organizadores.
O primeiro mercado do artesanato é organizado pelo Ministério responsável pelo Artesanato em colaboração com a União das Câmaras Regionais de Profissões, sob o lema “O Artesanto Inovador como Fator de Desenvolvimento Socioeconómico”.
Visa, segundo os organizadores, “ desvendar o génio e as potencialidades dos artesões togoleses, promover os produtos artesanais e igualmente valorizar as profissões portadoras deste setor”.
Muito tempo no informal, o Ministério de tutela, quer, através deste mercado, “ promover verdadeiras empresas artesanais e reforçar a atração turística do Togo”.
Segundo dados oficiais, o artesanato contribui com 18 porcento para o Produto Interno Bruto (PIB) do Togo e participa na redução do défice da balança de pagamentos com 20 por cento.
No período de 2011 a 2018, o Governo togolês investiu nove biliões de francos CFA (15milhões 79 mil 281 dólares americanos) no setor e apoiou nomeadamente quase 12 mil projetos”.
-0- PANA FAA/BEH/FK/IZ 28out2019