Agência Panafricana de Notícias

Lançada 10ª reunião do Comité de orientação de AFRITAC no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A 10ª reunião do Comité de Orientação dos Centros Regionais de Assistência Técnica na África Central (AFRITAC) iniciou-se terça-feira em Brazzaville, capital do Congo, para refletir sobre o funcionamento da estrutura e tomar decisões salutares, anunciou esta quarta-feira o Ministério congolês das Finanças, Orçamento e Portfólio Público.

O AFRITAC é uma organização criada em 2007 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) com vista a ajudar os países em desenvolvimento a reforçar as suas capacidades humanas e institucionais a fim de conceber e aplicar as políticas que favorecem o crescimento, a luta contra a pobreza e uma gestão macroeconómica eficaz no quadro do processo de execução dos Documentos Estratégicos de Redução da Pobreza (DSRP).

Ele agrupa oito país africanos designadamente o Burundi, os Camarões, o Congo, a República Centro-Africana (RCA), o Gabão, a Guiné Equatorial, a República Democrática do Congo (RDC) e o Tchad.

« Este centro envolveu-se fortemente no processo de reescritura das diretivas da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC). Ele desempenhou um papel catalisador na criação do fórum regional de altos funcionários do orçamento », declarou o ministro das Finanças, Orçamento e Portfólio Público, Gilbert Ondongo.

O AFRITAC completa as ações de consolidação das capacidades dos outros organismos de assistência técnica em África e baseia-se na experiência do FMI e dos outros parceiros neste domínio.

A instalação dos centros do AFRITAC é uma resposta ao desafio de desenvolvimento de África a fim de reduzir a pobreza. O AFRITAC possui 12 centros no mundo, dos quais três em África.

-0- PANA MB/AAS/FK/IZ 06abril2011