São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O diagnosticado da covid-19 (coronavírus) passou a ser feito através do laboratório PCR, como uma das medidas para o controlo e a prevenção do novo coronavírus, que já matou 12 pessoas e infetou mais de 700 no país, o ministro são-tomense da saúde, Edgar Neves.
“Nós vamos guiar pelos testes rápidos e certificar com analises laboratorias através do PCR”, disse o governante, em declaração à imprensa, na cidade da Praia.
Garantiu que o equipamento, que não está a trabalhar ainda a 100 por cento, foi adquirido equipamento pela Organização Mundial da Saúde (OMS), atraves do sistema das Nações Unida, a pedido das autoridades do país.
Considerou-o "necessario e fundamental" para controlar a infeção, no país.
A sua entrada em funcionamento uma das medidas de combate e controlo da pandemia do coronavírus que já infetou 700 pessoas e matou 12, desde o parecimento da doença no arquipélago são-tomense em abril último, segundo o governante.
Com a reabertura do espaço aéreo para voos comercias da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o país reconquistará turistas e melhorará a prevenção e o controlo da doença, concluiu.
-0- PANA RMG/DD 24junho2020