LÍbia assina acordo contra financiamento do terrorismo com consultora americana
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio do Interior, Fathi Bachagha, anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com a empresa americana de consultoria "Key to Intelligence" "no domínio da integridade financeira e da luta contra o financiamento do terrorismo".
Num tweet postado terça-feira, Bashagha diz que a assinatura do memorando ocorre "no âmbito das nossas prioridades em cooperação com a empresa americana".
Explicou que "as prioridades serão no desenvolvimento de uma estratégia nacional para lutar contra o financiamento do terrorismo, o branqueamento de capitais, e a monitorização das suas redes, bem como a formação, equipamento e qualificação de um departamento do Ministério que vai lidar com estas questões".
Ele acrescentou, num segundo tweet, que "esta parceria irá ajudar-nos a monitorizar os crimes financeiros e as suas redes dentro e fora da Líbia, e irá assegurar o estabelecimento de sistemas seguros e fiáveis para o intercâmbio de informações".
Bachagha sublinhou que "este passo faz parte da política geral do Ministério do Interior de lutar contra a corrupção e lançar as bases para a construção de departamentos e divisões dentro do Ministério para aperfeiçoar as suas estratégias de uma forma profissional e eficiente".
No início de agosto passado, Fahthi Bachagha assinou, em Tripoli, com o governador do Banco Central da Líbia e presidente do Comité Nacional de Luta contra o Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo, Al-Siddik Al-Kabir, um acordo de cooperação no domínio da luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.
-0- PANA BY/IS/DIM/IZ 07out2020;