LÍbia arrecada $2,78 biliões em receitas petrolíferas
Tripoli, Líbia (PANA) - O total das receitas petrolíferas e soberanas, na Líbia, ascendeu a 3,813 biliões de dinares libios, ou cerca de 2,78 biliões de dólares americanos, nos primeiros nove meses de 2020, anunciou o Banco Central da Líbia (BCL).
Um relatório do Banco sobre receitas e despesas do período de 01 de janeiro a 30 de detembro indica que as receitas do petróleo atingiram os 3,388 biliões de dinares, enquanto as receitas fiscais não excederam os 465 milhões de dinares.
.Por seu turno, os direitos aduaneiros totalizaram 102 milhões de dinares, as taxas de comunicação 82 milhões de dinares e a venda de combustível no mercado local 100 milhões de dinares, enquanto os custos de venda de moedas estrangeiras atingiram 1,575 biliões de dólares.
De acordo com o BCL, as taxas de serviço e outras receitas ascenderam a 336 milhões de dinares, enquanto o financiamento de acordos financeiros (orçamento) através do imposto "jihad" atingiu 124 milhões de dinares.
O valor do empréstimo do Banco Central atribuído para pagar o défice orçamental atingiu 20 biliões de dinares, de acordo com o documento.
O Banco Central afirmou no seu relatório sobre receitas e despesas durante o período de 01 de janeiro a 30 de setembro que "as perdas diretas resultantes da cessação da produção e exportação de petróleo durante o mesmo período ascenderam a cerca de 10 biliões de dólares".
Enquanto isso, as receitas totais do petróleo ascenderam a 5,259 biliões de dinares, dos quais 2,871 biliões de dinares provenientes das exportações de petróleo, em dezembro de 2019, e 3,388 biliões de dinares do produto dos nove meses de exportações, em 2020, dos quais apenas 48 milhões de dinares para o mês de setembro".
Por outro lado, o BCL informa que o défice em receitas cambiais atingiu 6,976 biliões de dólares americanos durante o mesmo período, coberto pelas reservas do Banco Central, para além das obrigações baseadas em créditos documentais para os setores público e privado estimados em sete biliões de dólares americanos".
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/IZ 07out2020