Kuwait reafirma vontade de apoiar estabilidade na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – O Kuwait reafirmou a sua "firme vontade" de apoiar as bases da segurança e da estabilidade em todo o território da Líbia, apelando às partes em conflito para renunciar à violência e promover a paz e a prosperidade.
Este apelo foi lançado pelo vice-primeiro-ministro kuwaitiano e ministro dos Negócios Estrangeiros, Cheikh Sabah Khaled Ahmed al-Sabah, durante uma reunião terça-feira à noite, na Cidade do Kuwait, com uma delegação líbia para analisar os últimos desenvolvimentos no país da África do Norte.
A comitiva líbia foi liderada pelo vice-presidente do Conselho Presidencial, Ahmed Maitig, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Tahier Siala.
A reunião examinou o quadro geral da segurança atual, na Líbia, e a deterioração da situação política, desde o lançamento, a 4 de abril último, de uma ofensiva militar do autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA) do marechal Khalifa Haftar, para controlar a capital, Trípoli.
Na ocasião, Maitig exprimiu a sua apreciação do "papel importante desempenhado pelo Kuwait no apelo para a calma e a unidade do povo líbio”, refere um comunicado do Conselho Presidencial.
Confrontos violentos opõem, nos arredores sul e sudeste de Trípoli, as forças do Governo de União Nacional às do LNA, sediado no leste do país, pela quarta semana consecutiva.
Os combates já fizeram 345 mortos e mais de mil e 650 feridos, incluindo 96 vítimas civis, dos quais 22 mortos e 74 feridos, para além de 40 mil deslocados.
-0- PANA BY/JSG/IBA/MAR/IZ 02maio2019