Kofi Annan homenageado como herói africano
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan de Gana, falecido a 18 de agosto de 2018, recebeu uma homenagem especial na noite de sexta-feira úl5tima em Abidjan, constatou a PANA no local.
Ele foi homenageado durante uma cerimónia de liderança, alusiva à 12.ª edição do Ibrahim Governance Weekend (IGW), ocorrida na capital económica ivoiriense, Abidjan.
Tomando a palavra nessa ocasião, a vice-secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, afirmouque que Kofi Annan foi "a boa personalidade num bom momento" enquanto Secretário-Geral das Nações Unidas (1997-2006).
Elogiou os "valores de coragem e generosidade de um campeão africano" que trouxe soluções e esperança.
Kodjo Annan, seu filho, enfatizou o seu compromisso com a integridade, dignidade e excelência e a sua apaixonada luta pela justiça.
Mo Ibrahim, fundador e presidente da Fundação de mesmo nome, descreveu-o como "uma grande figura do continente" e o seu compromisso com a paz, democracia e justiça.
Por sua vez, o Presidente ivoiriense , Alassane Ouattara, lembrou o seu sentido de negociação e a sua contribuição excepcional para a paz e a segurança no mundo.
O Presidente Ouattara falou sobre o envolvimento de Kofi Annan no retoma da paz na Côte d’Ivoire, concluindo que Kofi Annan deu às Nações Unidas o seu atual prestígio como ator incansável.
Afirmou que este último continuará a ser uma bússola e um modelo para as futuras gerações.
Kofi Annan, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2001, estava empenhado na promoção de várias causas dentro das Fundações e Organizações.
Presidiu o Comité do Prémio da Fundação Ibrahim Foundation de 2007 a 2011.
-0- PANA BAL/BEH/DIM/DD 05abril2019