Tripoli, Líbia (PANA) - O chefe do Exército Nacional Líbio Oriental, Khalifa Haftar, comprometeu-se a dar apoio das suas tropas ao processo de paz e aos esforços do Exército Nacional para preservar a democracia e a alternância pacífica do poder na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Khalia Haftar assumiu este compromisso durante uma reunião, quinta-feira, com o novo presidente do Conselho Presidencial Líbio, Mohamed al-Manfi, segundo a mesma fonte.
Segundo o Gabinete de Informação do Comando Geral do Exército, durante o encontro realizado na sede do Comando Geral em al-Rajma, em Benghazi (leste), o marechal Haftar reafirmou "o apoio ao novo Conselho Presidencial e ao Governo de União Nacional, resultante do Diálogo Político para unificar as instituições e levar o país às eleições em dezembro próximo.
Porém, esta reunião suscitou o descontentamento de alguns funcionários líbios, nomeadamente o presidente do Alto Conselho de Estado, Khaled al-Mechri, alguns membros do Parlamento e cidadãos comuns.
O presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed Younes Al-Manfi, chegou quinta-feira a Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia, proveniente de Atenas, a capital grega, na sequência da sua eleição, sexta-feira última, pelo Fórum de Diálogo Político Líbio, em Genebra (Suíça) para dirigir a nova Autoridade Executiva Unificada Interina na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 12fevereiro2021