Agência Panafricana de Notícias

Kamikaze faz 15 mortos em mercado na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Uma criança de 10 anos fez explodir uma bomba que escondia nas suas roupas domingo, num mercado cheio de gente em Damaturu, capital do Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, causando assim a sua própria morte e a de 14 outras pessoas, indicou a Polícia nigeriana.

A explosão ocorrida à entrada principal dum célebre mercado semanal fez igualmente 47 feridos, segundo o porta-voz da Polícia, Toyin Gbadegeshin, em declarações aos jornalistas em Lagos.

Tudo leva a crer que o atentado foi obra da seita islamita Boko Haram, que multiplicou recentemente os seus ataques nas zonas de fortes afluências humanas como os mercados, os parques de estacionamento e os locais de culto, sobretudo no nordeste da Nigéria.

Este grupo islamita já matou mais de 500 pessoas desde 29 de maio passado, data do emposse do novo Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.

O Presidente Buhari operou recentemente mudanças a nível das direções de alguns serviços do seu país, e prometeu esmagar os terroristas islamitas, declarando que o recrudescimento notado nos últimos dias dos atos da Boko Haram demostra que esta seita mudou de táticas para visar alvos mais vulneráveis, devido a uma abordagem mais coordenada do Exército nigeriano.

-0- PANA SEG/MA/BAD/TBM/IBA/MAR/IZ 27julho2015