Agência Panafricana de Notícias

Kamal Al-Ganzouri nomeado primeiro-ministro no Egito

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Conselho Supremo das Forças Armadas (SCAF), no poder no Egito, designou esta sexta-feira Kamal Al-Ganzouri primeiro-ministro, encarregue de formar um novo Governo, três dias antes do início das eleições legislativas neste país da África do Norte, anunciou a Televisão Estatal.

Kamal Al-Ganzouri foi nomeado em substituição do primeiro-ministro cessante, Essam Sharaf, que se demitiu face às maiores manifestações de protesto contra o regime organizadas no Egito desde a revolução de 25 de janeiro último na origem da destituição do Governo de Hosni Mubarak.

Ganzouri já ocupou as funções de primeiro-ministro de 1996 a 1999, após assumir o posto de ministro da Planificação durante vários anos.

Este último, que é conhecido pela sua política económica bilateral, não é membro do partido no poder do deposto Presidente, mas uma personalidade respeitada e reputada pela sua oposição à corrupção.

Esta nomeação foi feita numa altura em que milhares de manifestantes hostis ao regime continuavam concentrados na Praça Tahrir, no Cairo, rejeitando a nomeação de Ganzouri e exigindo a transferência imediata do poder pelo SCAF para uma administração civil.

Enquanto isso, milhares de protestantes manifestavam-se em Abassya, muito perto da Praça Tahir, para apoiar o Conselho Militar, apesar de o SCAF pedir aos seus apoiantes que não participassem nesta manifestações.

O SCAF prometeu organizar segunda-feira as eleições legislativas, apesar dos protestos, e o escrutínio presidencial antes de 30 de junho de 2012.

Declarou-se igualmente pronto para entregar o poder imediatamente, mas apenas através dum referendo.

-0- PANA MI/SEG/NFB/TBM/FK/IZ 25nov2011