Túnis, Tunísia (PANA) - O candidato independente Kais Saied e o empresário Nabil Karoui, do partido "Kalb Tounes", apuraram-se para a segunda volta das eleições presidenciais antecipadas, na Tunísia, respetivamente com 18,4 e 15,6 por cento dos votos da primeira volta de 15 de setembro corrente.
Segundo os resultados oficiais provisórios divulgados terça-feira pela Instância Superior Independente para as Eleições na Tunísia (ISIE), o candidato do movimento Ennahda, Abdelfattah Mourou, aparece na terceira posição com 12,88 por cento dos sufrágios.
A chegada de Saied ao topo da primeira volta foi uma grande surpresa, pois este professor de Direito Constitucional não é membro de nenhum partido político e não tem qualquer apoio financeiro ou da imprensa.
O seu desempenho foi um grande choque para os partidos políticos tradicionais, que acabam de ser sancionados pelos eleitores tunisinos.
Reagindo a estes resultados, o cientista social Sami Nasr disse, terça-feira, que o voto tunisino a favor de Kais Saied e Nabil Karoui "é uma mensagem codificada dirigida a políticos, à imprensa, aos lobbies financeiros e às forças que dominam o país há vários anos".
-0- PANA YY/IN/IS/CJB/IZ 18set2019