Agência Panafricana de Notícias

Kadafi quer inscrição de conflitos na agenda de Cimeiras da UA

Tripoli- Líbia (PANA) -- O guia Muamar Kadafi, presidente em exercício da União Africana (UA), sublinhou segunda-feira à tarde em Tripoli a necessidade de inscrever o capítulo dos conflitos em África como ponto permanente na agenda das Cimeiras da organização continental devido ao seu carácter recorrente.
No seu discurso pronunciado durante a sessão de abertura da Cimeira Especial da UA consagrada à resolução dos conflitos em África, ele deplorou a atitude de alguns países, nomeadamente os em conflitos, ao recusando as discussões sobre o seu diferendo durante a Cimeira.
O líder líbio sublinhou igualmente a sua oposição à atitude tomada por estes países que recusam a inscrição dos seus conflitos na agenda da Cimeira.
Ele afirmou que esta lógica é rejeitada "já que nos reunimos aqui como irmãos e um só grupo e por isso é obrigatório compreender-se e resolver estes conflitos".
Kadafi adiantou que a fuga adiante para não discutir o conflito é como o doente que evita ver o médico e por isso é necessário colocar o problema com objectividade para encontrar soluções adequadas longe das ingerências estrangeiras.
A Cimeira da UA decorreu na presença de 33 chefes de Estado e de Governo, bem como de vários chefes de delegações de países membros da organização.