Agência Panafricana de Notícias

Kadafi informa-se sobre vítimas de inundações no Brasil

Tripoli, Líbia (PANA) – O guia líbio, Muamar Kadafi, manteve uma conversa telefónica com a nova Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, durante a qual ele se informou sobre a situação das vítimas das inundações ocorridas no este do país, soube-se de fonte oficial líbia.

O Brasil registrou chuvas torrenciais durante uma semana que provocaram os piores deslizamentos de terra da história do país e causaram 739 mortos, cerca de 200 desaparecidos e 14 mil desabrigados, segundo um balanço fornecido pela Defesa Civil Brasileira.

Durante conversa telefónia, quinta-feira, Kadafi renovou os seus parabéns a Dilma Rousseff pela sua ascensão à Presidência do Brasil, « o que constitui um evento histórico neste país, tendo em conta o seu itinerário de mulher militante ».

A fonte indicou que Dilma Rousseff exprimiu a sua consideração e a sua gratidão ao interesse de Kadafi pelo estado das vítimas das inundações, afirmando que este interesse não é estranho vindo do líder líbio, que se preocupa com questões dos povos da América Latina.

Dilma Rousseff congratulou-se com a participação duma delegação líbia na cerimónia da sua investidua, a 1 de janeiro último em Brasília, e saudou o papel pioneiro de Kadafi a favor das questões de liberdade, de justiça e de promoção das causas da mulher e o seu interesse pela construção do espaço latino-americano e pela Frente Sul-Sul.

A Presidente do Brasil manifestou igualmente a sua vontade de se reunir com o guia líbio e a sua disponibilidade a trabalhar com ele sobre questões de interesse comum e a coordenar com ele para o êxito da próxima África-América Latina, que vai decorrer no segundo semestre de 2011 na Líbia.

-0- PANA BY/FA/TBM/SOC/MAR/TON 21janeiro2011