Agência Panafricana de Notícias

Kadafi entrega ex-prisioneiros a Presidente nigerino

Niamay- Níger (PANA) -- Vários ex-prisioneiros nigerinos detidos pelo movimento rebelde "Aghali Alambo" foram entregues sexta-feira em Niamey pelo líder líbio, Muamar Kadafi, presidente em exercício da União Africana (UA), ao chefe de Estado nigerino, Mamadou Tandja, constatou a PANA no local.
Os ex-prisioneiros, libertados graças à intervenção de Kadafi, chegaram a Niamey num avião líbio pouco antes da chegada à capital nigerina do líder líbio, proveniente da Guiné-Bissau onde efectuou uma curta escala após a sua visita à Mauritânia.
A libertação dos presos acontece na sequência dum apelo lançado pelo guia líbio a 17 de Agosto passado em Ouabari, no extremo sudoeste da Líbia.
O movimento rebelde Aghali Alambo anunciou a 2 de Março corrente que entregariá estes prisioneiros ao líder líbio por ocasião do 32° aniversário da proclamação do poder do povo na Líbia e da eleição de Muamar Kadafi à frente da União Africana (UA).
O grupo de presos libertados integra o capitão Daouda Nouh, o major Zakaria Omar, os caporais Abderrahaman Adri e Aboukakr Souleiman, o vice-caporal Abderraham Al-Hadj Idri e o caporal da Gendarmaria Hamidou Kambri.
O Presidente nigerino saudou os esforços do líder líbio para a preservação da estabilidade, da integridade e da segurança do Níger.
"Queremos felicitar o presidente da UA por ter conseguido a libertação deste último grupo de presos e permitido o seu regresso no quadro de um processo de paz que ele começou há muito tempo", declarou o Presidente Tadnja.
À margem desta cerimónia, os dois estadistas mantiveram um encontro.
Antes do Níger, o guia líbio deslocou-se à Guiné-Bissau a fim de se inteirar da situação no país após o assassinato do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira a 2 de Março na sequência da morte do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Batista Tagme Na Waié, um dia antes num atentado à bomba.