Agência Panafricana de Notícias

Kadafi engaja-se na resolução de conflito entre Eritreia e Etiópia

Massawa- Eritreia (PANA) -- O chefe de Estado líbio e presidente em exercício da União Africana (UA), Muamar Kadafi, anunciou domingo em Massawa, a cerca de 100 quilómetros a leste da capital eritreia, Asmara, que tomou uma iniciativa com vista à resolução do diferendo fronteiriço entre a Eritreia e a Etiópia.
Kadafi precisou, numa declaração à imprensa eritreia domingo antes da sua partida, que abordou longamente esta questão com o primeiro- ministro etíope, Meles Zenawi, em Addis Abeba e com o Presidente eritreu, Assias Afeworki, durante a sua visita à Eritreia.
Precisou que o papel da UA é resolver os problemas entre os protagonistas por meios pacíficos e exprimiu a sua esperança de que os protagonistas alcancem um acordo "quer seja em Darfur (oeste do Sudão) ou na Somália".
Depois de recordar a solidez das relações entre a Líbia e a Eritreia, Kadafi aventou a possibilidade de os povos líbio e eritreu aproveitarem a criação de projectos de investimentos comuns, visto que a Eritreia está próxima do Mar Vermelho e é um país turístico de renome internacional.
O líder líbio chegou domingo à tarde a Tripoli, proveniente da Eritreia, que visitou depois de ter participado na 12ª Cimeira da União Africana em Addis Abeba, na Etiópia.