Agência Panafricana de Notícias

Kadafi eleito personalidade africana do ano 2009

Lagos- Nigéria (PANA) -- O líder líbio, Muamar Kadafi, foi eleito personalidade africana do ano de 2009 pela Coligação para o Renascimento Africano, que integra mais de 200 Organizações Não Governamentais (ONG), instituições tradicionais e grupos da sociedade civil em África.
O prémio, atribuído aos Presidentes africanos que se distinguem pela sua vontade de satisfazer as aspirações dos seus povos, será entregue em Fevereiro próximo ao líder líbio e actual presidente em exercício da União Africana (UA) durante uma cerimónia prevista em Lagos, onde está sediada a coligação.
Num comunicado transmitido domingo à imprensa em Lagos, a Coligação para o Renascimento Africano indica que mais de 20 líderes africanos foram pré- seleccionados para a edição de 2009 do prémio e que Muamar Kadafi venceu devido à sua "remarcável cultura de transparência e boa governação".
"Entregámos ao líder da Revolução Líbia o título de personalidade africana do ano de 2009 após uma madura reflexão e tendo no espírito o engajamento dos diferentes líderes africanos em relação aos ideais de boa governação e transparência", explicam os promotores da recompensa.
Eles revelam que o líder líbio não possui casa ou conta bancária no estrangeiro.
"Ele não é milionário apesar da importante riqueza à sua disposição", afirmam, felicitando o vencedor pelos seus ideais sobre a unidade de África e o seu infatigável combate pela emergência dos Estados Unidos de África.