Agência Panafricana de Notícias

Kadafi e emir do Qatar debatem ataque contra frota da paz

Tripoli- Líbia (PANA) -- O emir do Qatar, Cheikh Hamed ben Khalifa Al-Thani, discutiu, durante uma conversa telefónica mantida segunda-feira com o líder líbio Muamar Kadafi, Presidente em exercício da Liga Árabe, sobre o ataque da Marinha israelita contra a "frota da paz" que fez várias vítimas, soube a PANA de fonte oficial.
Os dois estadistas analisaram, nomeadamente, os últimos desenvolvimentos do que é considerado como um "crime de pirataria" contra navios de ajuda humanitária que tentavam entrar na Faixa de Gaza, sob bloqueio israelita.
Comandos da Marinha israelita atacaram, na madrugada de segunda-feira, os navios da "frota da paz" que transportavam cerca de 10 mil toneladas de produtos alimentares e medicamentos para mais de um milhão 500 mil Palestinos cercados no enclave palestino de Gaza, sob bloqueio israelita há cerca de quatro anos.
O ataque perpetrado pelos comandos israelitas fez pelo menos 15 mortos e dezenas de feridos entre os 600 militantes que estavam a bordo dos navios, dos quais deputados, políticos, intelectuais, músicos, homens de letras, jornalistas e activistas dos direitos humanos de 40 nacionalidades.