Agência Panafricana de Notícias

Kadafi e Ban Ki-moon discutem sobre paz em Darfur

Tripoli- Líbia (PANA) -- O guia líbio e presidente em exercício da União Africana (UA), Muamar Kadafi, manteve uma entrevista telefónica sexta-feira com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, sobre os esforços com vista à instauração da paz e da estabilidade na província ocidental sudanesa de Darfur e em África em geral, soube-se de fonte oficial líbia.
Ban Ki-moon sublinhou a importância dos esforços de Kadafi na presidência da UA, bem como a sabedoria, a força e a eficiência da sua liderança em África e manifestou a sua esperança no estabelecimento de uma cooperação entre o líder líbio e as Nações Unidas sobre questões de ordem internacional, nomeadamente as relativas à segurança, à paz e à estabilidade em África.
A conversa telefônica permitiu igualmente aos dois dirigentes evocar o mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente sudanês, Omar El Bachir, a propósito do qual, o presidente da UA disse que provocou uma grande decepção em África e no mundo árabe e islâmico.
Kadafi sublinhou também que a emissão do mandado constitui um precedente grave destinado a pôr em causa a independência dos pequenos países e a sua soberania, bem como as suas escolhas políticas.
Afirmou que a medida do TPI é arbitrária e incarna a política de dois pesos duas medidas, sublinhando que apenas os países africanos e do Terceiro Mundo são visados pelo órgão judicial.
O secretário-geral da ONU exortou, por sua vez, o presidente da UA a redobrar os esforços junto do Sudão a fim de permitir a permanência em Darfur das Organizações não Governamentais humanitárias e afirmou que elas não têm nenhuma relação com assuntos jurídicos e políticos.