Agência Panafricana de Notícias

Kadafi defende Parlamento Panafricano com poder legislativo

Tripoli- Líbia (PANA) -- O presidente em exercício da União Africana (UA), o líder líbio Muamar Kadafi, advogou a necessidade de se transformar o Parlamento Africano (PAP) numa instância legislativa dotada de competências próprias em vez do seu actual papel meramente consultivo.
Falando durante uma audiência que concedeu ao novo presidente do PAP, o deputado tchadiano Idriss Ndele Yayami, o líder líbio disse ser necessário, para o efeito, que este órgão tenha a devida legitimidade para representar todas as populações africanas “desejosas de materializar o sonho da sua unidade através da criação dos Estados Unidos de África”.
Idriss Ndele Yayami foi recebido segunda-feira na capital líbia, Tripoli, onde participou numa reunião conjunta entre as representações do PAP e do Parlamento Interino Árabe.
Segundo uma fonte oficial líbia, Yayami transmitiu a Kadafi uma mensagem do chefe de Estado tchadiano, Idriss Déby, relativa à coordenação e consultas permanentes entre os dois estadistas.
A mesma fonte acrescenta que o deputado tchadiano apresentou ao líder líbio os resultados da eleição do novo gabinete do PAP e as aspirações dos seus membros com vista a promover as missões desta instituição para melhor corresponder às expectativas das populações africanas em matéria de unidade e progresso em África.