Agência Panafricana de Notícias

Kadafi convidado de honra do 50º aniversário da independência do Mali

Bamako- Mali (PANA) -- O líder líbio, Muamar Kadafi, será o convidado de honra das festividades comemorativas do 50º aniversário da ascensão do Mali à independência, previstas para 22 de Setembro próximo, soube segunda-feira a PANA de fonte oficial em Bamako.
O anúncio foi feito no termo duma visita, no fim-de-semana passado, ao Mali do secretário do Comité Popular Geral da Líbia, Al Bagdaddi Al Mahmoudi.
No quadro das festividades, Kadafi procederá à inauguração duma cidade administrativa em Bamako, que terá o seu nome.
A infraestrutura foi financiada e contruída pela Líbia num custo de vários biliões de francos CFA (1 dólar americano equivale a 514 francos CFA).
O líder líbio lançará igualmente com o chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré, o projeto agrícola Malibya, que consiste na restruturação pela Líbia duma zona de 100 mil hectares para a orizicultura na província de Ségou, no centro do Mali.
Por outro lado, um contingente líbio participará no desfile no quadro do cinquentenário da ascensão do Mali à independência.
Durante a sua estada no Mali, o secretário do Comité Popular Geral Líbio e a sua delegação mantiveram uma sessão de trabalho com o Presidente Amadou Toumani Touré e outras autoridades malianas.
As duas partes passaram em revista o projeto da cidade administrativa, o projeto agrícola Malibya, os hotéis Afriqhiya Laico em Bamako e Azalai de Tombouctou (norte do Mali), financiados pela Líbia.