Agência Panafricana de Notícias

Kadafi continua a desafiar opositores e NATO

Tripoli, Líbia (PANA) – O deposto líder líbio, Muamar Kadafi, apelou quinta-feira à noite numa gravação sonora às tribos líbias e aos jovens de Tripoli a para libertar a capital das mãos dos rebeldes.

Na gravação áudio, a terceira do género desde o controlo do seu quartel-general em Bab Al-Aziziya em Tripoli pelos rebeldes e divulgado pela cadeia de televisão Al-Rai sediada na Síria, Kadafi exortou os imames, os eruditos e os chefes de tribos a mobilizar os seus fiéis para libertar Tripoli e expulsar « os traidores e invasores ».

No entanto, confrontos continuaram quinta-feira durante todo dia nos arredores de Bab Al-Aziziya e no aeroporto de Tripoli, onde obuses foram disparados desde o bairro de Bab Ben Ghashir sobre a pista, destruindo vários aviões, segundo as imagens transmitidas pelas televisões presentes no local.

Informações revelaram igualmente a tomada total pela rebelião do bairro de Abu Slim, onde se tinham refugiado elementos das forças lealistas.

Os esforços de reconstrução do país começaram com reuniões destinadas a mobilizar fundos.
Neste quadro, a conferência dos chefes de diplomacia dos países do Grupo Internacional sobre a Líbia conseguiu debloquear cerca de dois biliões e 500 milhões de dólares americanos da fortuna líbia congelada em alguns países.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/TON 26agosto2005