Agência Panafricana de Notícias

Kadafi apela a tribos líbias para resistirem à tomada de cidades do país

Tripoli, Líbia (PANA) – O guia líbio Muamar Kadafi apelou às tribos líbias para resistirem à tomada das cidades líbias pelas forças do Conselho Nacional de Transição (CNT),afirmando não ter intenção de se render.

Numa mensagem áudio divulgada pela televisão Al-Arabyia, a quarta do género desde a tomada de Tripoli pelos rebeldes , o guia Muamar Kadafi prometeu uma longa guerra, afirmando que a Líbia vai pegar fogo.

Ele sublinhou igualmente, nesta mensagem, que coincide com o 42º aniverssário da Revolução do 1º setembro de 1969, que as tribos em Beni Walid e em Sirtes, a sua terra natal (no centro do país), estão armadas e não se renderão nem abdicarão perante ninguém.

O guia Kadafi realçou, na mesma ocasião, as divergências existentes entre a Organização do Tratado do Atlântico do Norte (NATO) e os rebeldes do CNT, numa alusão a sinais de fraqueza que mostra esta aliança.

O Conselho Nacional de Transição, do seu lado, deu um ultimato até ao próximo sábado para a rendição das cidades pró- Kadafi, prorrogando para uma semana adicional este prazo a fim de favorecer um bom desfecho das conferências com os chefes das tribos e salvar vidas humanas.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 01setembro 2011