Agência Panafricana de Notícias

Kadafi aborda com Moubarak tensão entre Egipto e Argélia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O guia Muamar Kadafi, presidente em exercício da União Africana (UA), manteve terça-feira uma conversa telefónica com o Presidente egípcio, Hosni Moubarak, sobre os meios de apaziguar a tensão entre o Egipto e a Argélia devido a incidentes na sequência do jogo de futebol entre as equipas nacionais dos dois países, a 18 de Novembro em Cartum, no Sudão, soube-se de fonte oficial líbia.
Segundo a fonte, o Presidente Moubarak exprimiu a sua consideração ao guia Kadafi e saudou "a iniciativa fraterna" do líder líbio.
A Agência Líbia de Notícias (JANA) indicou terça-feira que o guia Kadafi vai esforçar-se para apaziguar a tensão que afecta as relações entre o Egipto e a Argélia.
Esta iniciativa ocorre depois duma conversa telefónica que Kadafi manteve segunda-feira à noite com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, que exortou o líder líbio a intervir para apaziguar as relações arabo-árabes na sua qualidade de presidente em exercício da UA e da estima de que goza junto de todas as partes árabes.
As relações diplomáticas entre a Argélia e o Egipto deterioram-se devido a violências dos adeptos das equipas nacionais dos dois países depois da vitória da equipa argelina por 1-0, em jogo de repescagem que permitiu a sua qualificação para o Mundial de 2010 na África do Sul.
Segundo uma fonte oficial líbia, o guia líbio manteve igualmente terça-feira uma conversa telefónica com o Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, no quadro da coordenação e da consulta permanentes entre os dois países sobre questões de interesse comum.