Kaba Diawara novo selecionador nacional de futebol da Guiné-Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O antigo internacional guineense Kaba Diawara é desde quinta-feira o novo selecionador nacional de futebol da Guiné-Conakry, numa decisão saída dos trabalhos de uma comissão que deliberou sobre as candidaturas, anunciou fonte oficial.
O seu contrato foi rescindido em janeiro passado pelo Comité de Normalização (CONOR) que substitui a Federação Guineense de Futebol (FEGUIFOOT), suspensa pela FIFA até nova ordem por vários motivos.
A confirmação da nomeação de Kaba foi notificada através de um comunicado do CONOR eniviado à PANA, em Conakry.
O novo treinador esteve em liça com outros três técnicos, designadamente Mohamed Kanfory Bangoura, ex-treinador da equipa local; Morlaye Soumah, antigo internacional; e Mousa Théa, pouco conhecido do grande público.
Kaba Diawara nasceu, em Toulon, França, em 1975. De 46 anos de idade, ele iniciou a carreira futebolística em 1993 no Sporting de Toulon, clube da sua cidade natal, depois em Saint-Etienne e Marselha (França).
O convite para apresentação de candidaturas para o cargo de treinador nacional especificava que o titular deveria ser natural do país e aí residir.
Ele terá a tarefa, entre outras coisas, de montar uma seleção nacional, organizar e planeiar os treinos, compor a lista de jogadores selecionados, escolher a organização e o sistema de jogo, garantir também a preparação tática, técnica e física dos jogadores.
Os termos de referência definidos pelo CONOR e pelo Ministério do Desporto estipulam que o próximo treinador terá como principal missão a qualificação do Onze Nacional para as competições internacionais, nomeadamente para o CAN 2023, agendado para a Côte d'Ivoire.
Nas eliminatórias para a 34ª edição do CAN 2023, a Guiné-Conakry defrontará sucessivamente o Egito, o Malawi e a Etiópia.
-0- PANA AC/IS/SOC/MAR/IZ 21abril2022