Agência Panafricana de Notícias

Justiça pronuncia veredito para edil de Dakar preso no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - A justiça senegalesa divulga o seu veredito esta sexta-feira no julgamento do edil de Dakar, Khalifa Sall, aberto a 14 de dezembro de 2017 e cujos debates terminaram a 23 de fevereiro último no palácio de justiça da capital senegalesa.

Khalifa Sall e sete dos seus colaboradores estão a contas com a justiça por desvio de fundos público, branqueamento de capitais, peculato e associação de malfeitores e a justiça exige deles para que justifiquem supostas malversações financeiras, relativamente a 1,8 bilião de francos CFA (mais de 3,3 milhões de dólares americanos).

Durante o seu julgamento, o procurador requereu sete anos firmes e uma multa de cinco biliões e 490 milhões de francos CFA (quase 10 milhões de dólares americanos) contra Khalifa Sall e Mbaye Touré, o diretor administrativo e financeiro da cidade de Dakar.

Serigne Bassirou Guéye reclamou por dois a cinco anos de prisão suspensa contra quatro outros arguidos, tendo pedido uma absolvição para dois fiscalizadores postos igualmente em causa.

Os advogados do edil da capital do Senegal defenderam a libertação do seu cliente, considerando que o caso deste último constitui uma improcedência.

A seu ver, trata-se de um processo político contra Khalifa Sall aprisionado desde a 7 de março de 2017. mesmo depois de eleito deputado no termo das legislativas de 30 de julho de 2017.

-0- PANA KARL/BEH/MAR/DD 30março2018