Agência Panafricana de Notícias

Justiça pede levantamento de imunidade de deputado no Togo

Lomé- Togo (PANA) -- O Procurador da República do Togo, Robert Baoubadi Bakaï, solicitou à Assembleia Nacional o levantamento "urgente" da imunidade parlamentar do deputado Patrick Lawson, da União das Forças de Mudança (UFC, oposição), depois duma queixa da Gendarmaria Nacional, soube-se terça-feira em Lomé.
A Gendarmaria acusa Lawson de ter prejudicado a sua honra ao publicar um comunicado em que responsabiliza gendarmes por exações e acts de brutalidade alegadamente cometidos na sede do seu partido, a 14 de Abril.
A UFC acusou igualmente os gendarmes de ter subtraído 22 milhões e 500 mil francos CFA (cerca de 42 mil e 338 dólares americanos) destinados às atividades das federações do partido no interior do país.
Para levantar a imunidade dum deputado, a Assembleia Nacional deve aprovar esta medida por maioria qualificada dos dois terços.
O Parlamento conta 81 deputados dos quais 50 para a Coligação do Povo Togolês (RPT, no poder), 27 para a UFC e quatro para o Comité de Ação para a Renovação (CAR).