Bamako, Mali (PANA) – A Justica maliana lançou vários mandados de captura internacionais contra ex-ministros malianos sob o regime do ex-Presidente da República, Ibrahim Boubacar Keita, destituído por um golpe de Estado militar em agosto de 2018, soube a PANA de fonte segura.
Trata-se dos ex-ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros, Tieman Hubert Coulibaly, da Economia e Finanças, Mamadou Igor Diarra, do ex-primeiro-ministro e ministro da Economia e Finanças, Boubou Cissé.
São todos suspeitos de estar implicados no caso da aquisição de equipamentos militares, de 2014 a 2018, anos em que 1.200.000.000 francos CFA (cerca de 2.400.000 dólares americanos) foram mobilizados pelo Estado maliano para equipar um Exército em decadência e que levava a cabo uma cruzada contra o terrorismo.
Este caso foi marcado por sobrefaturação, materiais não fornecidos e aquisição de equipamentos, nomeadamente helicópteros e engenhos blindados em mau estado, segundo a mesma fonte.
Outras altas personalidades e operadores económicos foram detidos no mesmo contexto, nomeadamente um outro ex-ministro da Economia e Finanças, Fily Bouaré, e um outro da Defesa no momento dos factos e primeiro-ministro mais tarde, Soumeylou Boubeye Maiga, falecido em prisão.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/DD 28julho2022