Agência Panafricana de Notícias

Justiça do Malawi anula procedimento de ex-Presidente

Blantyre- Malawi (PANA) -- O Tribunal Constitucional do Malawi instou terça-feira os advogados do antigo Presidente Bakili Muluzi a retomar a sua tentativa de fazer anular a decisão da Comissão Eleitoral de rejeitar a candidatura do seu cliente às eleições presidenciais de 19 de Maio próximo.
Segundo o Tribunal Constitucional, os advogados de Muluzi enganaram- se de jurisdição porque todos os casos relativos às eleições devem ser geridos pelo Tribunal Supremo.
"O nosso papel é interpretar a lei e não julgar casos", declarou o juiz Anaclet Chipeta, ao indicar que os advogados do antigo Presidentes têm duas semanas para levar este caso diante do Tribunal Supremo.
Há duas semanas, a Comissão Eleitoral do Malawi declarou que Muluzi, de 66 anos de idade, estava impedido de participar nas eleições presidenciais depois de ter dirigido o país durante dois mandatos de cinco anos sucessivos.
O antigo Presidente contestou esta decisão, considerando que era elegível depois de ter observado uma pausa no termo dos dois mandatos.
Entre os candidatos às presidenciais figuram o Presidente cessante, Bingu Wa Mutharika, e o velho líder da oposição, John Tembo.