Justiça convoca filho do ex-Presidente mauritano no inquérito anticorrupção
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Badr ould Mohamed Abdel Aziz, filho do ex-Presidente mauritano, Mohamed ould Abdel Aziz, vai ser ouvido no quadro de um inquérito preliminar relativo às suspeições de corrupção durante a década de liderança do seu pai (2008-2019).
A imprensa local noticiou esta terça-feira que Badr Aziz, atual presidente da Fundação RAHMA, foi convocado pela Polícia de Repressão dos Crimes Económicos e Financeiro.Este inquérito preliminar é supervisionado pelo Ministério Público Anticorrupção.
O presidente da Fundação RAHMA de Caridade, que regressou recentemente de uma longa estada na Europa, deve ser ouvido « sobre a origem dos fundos » desta instituição privada sobre a qual pesam suspeições de branqueamento de dinheiro público, afirma o site de informações online Al Akhar.
No quadro do inquérito preliminar em curso, vários bens, nomeadamente camiões, suspeitos de pertencer a esta associação, foram arrestados nos últimos meses.
Em reação, o presidente da Fundação RAHMA de Caridade denunciou “ uma perseguição covarde, que visa uma instituição privada e os seus bens” por razões puramente políticas, com o objetivo de contrariar a vontade do ex-Presidente, Mohamed ould Abdel, de criar um partido político.
Este inquérito preliminar anticorrupção foi lançado com base num relatório estabelecido por uma comissão de Inquérito Parlamentar em que foram denunciados casos de prevaricação na atribuição de 109 contratos públicos e transmitido à justiça, a 5 de agosto último.
-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 03nov2020