Agência Panafricana de Notícias

Justiça burkinabe cancela mandado de captura contra Guillaume Soro

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Tribunal de Cassação de Ouagadougou cancelou quinta-feira um mandado de captura internacional lançado contra o presidente da Assembleia Nacional da Côte d´Ivoire, Guillaume Soro, pelo seu suposto envolvimento no golpe de Estado frustrado a 16 de setembro de 2015 no Burkina Faso, anunciou o Procurador-Geral do Tribunal, Armand Ouédraogo.

« O Tribunal anula todos os mandados de captura emitido no quadro do golpe de Estado de 16 de setembro, incluindo o contra Soro, por improcedência », declarou Ouédraogo nas antenas da televisão pública.

O juiz de instrução do processo pode não ter pedido o aviso do Procurador antes de emitir este mandado de captura daí a improcedência que motivou a sua anulação, explicou Armand Ouedraogo.

Contudo, precisa-se, se o juiz de instrução retificar e acompanhar o processo, o mandato vai seguir o seu curso normal devendo portanto ser renovado.

A 8 de janeiro último, a Justiça Militar bukinabe emitiu um mandado de captura contra o presidente da Assembleia Nacional ivoiriense, Guillaume Soro, pelo seu presumível envolvimento no golpe de Estado frustrado contra o então Governo de transição burkinabe em setembro de 2015.

Esta decisão manchou as relações diplomáticas entre os dois Estados que mantêm laços seculares.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 29abril2016