Agência Panafricana de Notícias

Justiça autoriza membros de ex-partido de Mubakar a participar nas eleições legislativas

Cairo, Egito (PANA) – O Tribunal Administrativo Supremo (SAC) do Egito decidiu segunda-feira suspender uma precedente decisão judicial que impedia os membros do Partido Nacional Democrático (NDP), o antigo partido no poder agora dissolvido, de participar nas próximas eleições legislativas no país previstas para 28 de novembro.

Segundo a agência egípcia de notícias, MENA, o painel do SAC, presidido pelo juiz Madgy El-Agaty, afirmou que privar qualquer pessoa de gozar dos seus direitos políticos constitui um atentado contra os seus direitos que são protegidos e garantidos pela Constituição egípcia.

Um tribunal de primeira instância da cidade de Mansoura, no Delta do Nilo, decidiu sexta-feira proibir os membros do NDP de participação nas eleições.

O veredito do SAC permitirá aos membros do partido do deposto Presidente Hosni Mubarak tomar parte nas suas primeiras eleições organizadas desde a revolução de 25 de janeiro último.

Vários antigos membros do NDP inscreveram-se como candidatos independentes ou na lista doutros partidos em competição para as eleições.

-0- PANA MI/SEG/NFB/JSG/FK/TON 15nov2011